quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

o porquê da relatividade

a teoria da relatividade de Einstein assenta em alguns postulados. um desses postulados simplesmente diz que existe uma velocidade limite para tudo no universo e essa velocidade é a velocidade da luz no vácuo. um consequência directa deste postulado surge quando algo, além da luz, tenta atingir essa velocidade. o que acontece é que o tecido do espaço vira contorcionista e contrai-se, enquanto que a linha do tempo também entra no jogo dos artistas de circo e dilata-se. porquê? bom, o espaço e o tempo comportam-se assim para impedir que a lei seja violada. é pura e simplesmente um truque sujo do nosso universo, que gosta de brincar aos polícias.
no entanto, é fácil encontrar uma desvantagens para a instantaneidade. imagine-se que a própria luz poderia viajar a uma velocidade superior, quiçá infinita. então, a luz de todas as estrelas do universo sufocar-nos-ia - na verdade, estorricava-nos!
eu vou partilhar um segredo, que mais ninguém sabe. existe, no nosso planeta, uma rapariga tão bonita, que todas as estrelas do universo atiram luz, constantemente e em todas as direcções, na esperança que cheguem até ela. o universo, por sua vez, para proteger este seu bem tão precioso, estipulou uma velocidade limite para os presentes das estrelas. todas podem contribuir com as suas ofertas, mas por ordem das que estão mais perto de nós para as que se encontram mais longe. desta maneira, ninguém lhe fará mal.