sábado, 27 de dezembro de 2014

um jogo de prazer: descrição do jogo


Figura 1: Jogo de prazer na sua forma extensiva (esquema em árvore).

na figura 1, está representado o jogo, apresentado anteriormente, na sua forma extensiva. penso que é bastante simples de entender e intuitivo. mais à direita, nos nodos terminais, estão representadas as recompensas do jogo. vou passar a explicar a minha escolha destes valores.
eu assumi que trair resulta em +1 de gratificação para o jogador 1 e não trair resultado em 0 gratificação. se traiu, não mentir resulta em -1 de gratificação e mentir em 0. se não traiu, não mentir resulta em +1 de gratificação e mentir em -1. para o jogador 2, o resultado é sempre 0, excepto no caso em que não houve traição, nem mentira e ela não acredita no benjamim e no caso em que houve traição, admissão e ainda assim não acredita no benjamim.
há situações que são muito irreais e essas estão modeladas com as piores recompensas, como é o caso de não ter um caso e admitir que teve. neste caso, ambos recebem -1 se a benedita não acreditar e perceber que ele está a usar aquilo como desculpa para sabotar a relação. se ela acreditar, neste caso, o benjamim recebe -1, porque se está a prejudicar sem qualquer tipo de gratificação.
ambos os casos em que a benedita acredita que o benjamim teve um caso extraconjugal estão modelados com recompensa nula para ambos. num, o benjamim obteve gratificação do caso, mas admitiu o mesmo — provocando uma desgratificação — e ela acreditou. no outro, o benjamim admitiu que não traiu — dando-lhe uma gratificação — e a benedita não acreditou, causando uma desgratificação.
os melhores resultados são o benjamim trair e mentir e a benedita acreditar e o benjamim não trair, não mentir e a benedita acreditar. ambos têm uma recompensa positiva para o benjamim. como vamos ver, estes resultados são os mais importantes e os mais comuns.
como se pode ver, o jogador 2 não sabe em que nodo do jogo se encontra quando chega a sua vez de jogar. ou seja, a benedita não sabe, quando o benjamim chega a casa, se ele a traiu ou não ou se ele está a falar a verdade ou não. as acções da benedita vão ser decisivas no resultado final do jogo, com resultados possíveis bastante contrastantes. contudo, ela não dispõe de qualquer informação à cerca do histórico do jogo. tudo o que ela sabe são os resultados possíveis, tendo em conta as possibilidades de jogada do benjamim e as suas próprias acções.

seguinte: análise e redução