sábado, 27 de dezembro de 2014

um jogo de prazer: assunções

talvez não devesse publicar isto aqui, mas — de certa forma — até encaixa bem, na falta de um lugar melhor onde depositar tal ideia. após reflectir o assunto, imaginei um jogo que penso reflectir razoavelmente bem a situação de um caso extraconjugal masculino. vou passar a descrever agora as regras do mesmo.
vamos imaginar um casal — digamos o benjamim e a benedita — que está junto há alguns anos. a mãe da benedita morreu recentemente e ela anda distante do benjamim. certa noite, após uns copos com os amigos, o benjamim termina a noite à conversa com uma mulher desconhecida. entendem-se muito bem e agora começa o jogo em si.
existem 2 jogadores e o jogo desenrola-se num total de 3 jogadas. as duas primeiras pertencem ao jogador 1 (benjamim) e a última jogada pertence ao jogador 2 (benedita). cada jogador tem apenas de escolher entre 2 acções possíveis para cada jogada. começa o jogador 1 e tem de escolher uma do conjunto {Trair, Não Trair}. independentemente da jogada anterior, o jogador 1 joga novamente e desta vez tem de escolher entre {Mentir, Não Mentir}. ainda que, e.g., a escolha da estratégia (Não Trair, Mentir) seja inconcebível, será contabilizada no estudo do jogo. a última jogada pertence ao jogador 2 que tem as escolhas {Acreditar, Não Acreditar} e desconhece por completo as jogadas que o jogador 1 efectuou.
não são considerados factores externos que influenciem as decisões ou os resultados, assim como se desprezam as consequências dos mesmos como o divórcio ou outras represálias. só são contabilizados valores de utilidade que foram distribuídos na tentativa de tornar o jogo mais real e assumem apenas os valores -1 (perda), 0 (indiferença) e +1 (ganho). o principal objectivo é encontrar um equilíbrio. nenhum dos jogadores tem a intenção se sabotar a relação e preferem fazê-la funcionar do que estragá-la. assume-se que o benjamim não tem um histórico de traição. ou, pelo menos, não é do conhecimento da benedita.
as últimas assunções são tradicionais em teoria de jogos. ambos os jogadores são racionais e inteligentes. ou seja, conseguem prever os resultados possíveis do jogo, tendo em conta as acções do outro jogador e das próprias e procuram obter o melhor resultado possível.

seguinte: descrição do jogo